sábado, 18 de junho de 2011

“Canção do Exílio” (Gonçalves Dias) e “Vou-me embora pra Pasárgada” (Manuel Bandeira)


“Canção do Exílio” (Gonçalves Dias) e “Vou-me embora pra Pasárgada” (Manuel Bandeira)pelos aspectos da semântica, formal e temática.

Segue, primeiramente, a análise da “Canção do Exílio”.

a)         Semântico.
O poema “Canção do Exílio” refere-se a um lamento particular de um brasileiro que se encontra exilado em Portugal, e sente saudades da pátria. Na primeira estrofe, os advérbios “aqui” e “lá” são as primeiras marcas que confirmam o contexto de enunciação. Além disso, o advérbio “cá” será utilizado em sentido idêntico ao “aqui”. No primeiro verso da terceira estrofe aparece a expressão “cismar” no sentido de meditar. Já no primeiro verso da quarta estrofe aparece a expressão “primores”, cujo sentido remete às maravilhas, as belezas da pátria. Os advérbios “cá”, do segundo verso da quarta estrofe, e “lá”, do quarto verso dessa mesma estrofe, expressam a oposição entre a pátria e o exílio, ou seja,” lá”( Brasil )e “cá” (Portugal). O eu lírico utiliza os substantivos “palmeiras”, “céu”, “sabiá” para exaltar os elementos da natureza, pois elas incorporam um sentimento de valorização da pátria em relação a terra do exílio.

a)            Formal.
A “Canção do Exílio” traz como epígrafe alguns versos do poeta alemão Goethe. É importante ressaltar que, em Goethe, o “lá” é um lugar ideal, uma terra de sonho.
Igualmente, para Gonçalves Dias, o “lá” é a terra natal representativa de sonho. Quanto a pontuação todos os versos são pontuados no fim, com exceção do 21°. Na primeira, na segunda e na terceira estrofes, formadas por uma quadra igual as outras, o segundo verso rima com o quarto verso.Já na penúltima e na ultima estrofes, formadas por uma quadra igual às outras, acrescidas de dois versos, o segundo verso rima com o quarto e o sexto versos.
A canção é composta por cinco estrofes e vinte a quatro versos.


b)         Temática
O lirismo da “Canção do Exílio” aborda um dos principais temas românticos: a natureza. A lírica do autor revela alguém que está exilado, portanto vivendo fora de sua terra natal. Assim o poema apresenta um lamento individual de um expatriado. Depois de exaltar as belezas do país, o eu lírico retoma a expressão dos seus sentimentos individuais para finalizar o texto com um apelo a Deus: “Não permita Deus que eu morra, sem que eu volte para lá.”

Segue a análise do “Vou-me embora pra Pasárgada”.

a)         Semântico.
O poema de Manuel Bandeira é a expressão de um ideal nacionalista e coletivo que a terra brasileira na “Canção de Exílio” de Gonçalves Dias. A expressão “Pasárgada” no poema remete a um lugar mítico, uma terra de felicidades e prazeres que só existe na imaginação do poeta. O que é saudade da terra natal, em Gonçalves Dias, em Manuel Bandeira é saudade de um tempo feliz.

b)        Formal.
O poema é composto de cinco estrofes, sendo que a primeira estrofe é composta de cinco versos, a segunda de oito, a terceira de doze e a quarta e quinta de oito versos, fazendo um total de quarenta e um versos. Assim como na “Canção do Exílio” a “Pasárgada” também é composta de redondilhas maiores, isto é, de versos de sete silabas poéticas.

c)         Temático:
Esse poema também é uma espécie de cação do exílio, porque o poeta quer largar tudo e ir para um lugar em que poderá viver melhor. Mas esse exílio é interno, o poeta sente-se infeliz e quer buscar a felicidade.

Nenhum comentário: