quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DICA DE LEITURA: A Menina que Roubava Livros




Escrito em 2006, best-seller de Markus Zusak,
 autor Australiano nascido em 23 de junho de 1975.



Quem gosta daqueles livros que prendem a nossa atenção e submete-nos ao vicio de ler e ler para saber o que vai acontecer?

Se você é assim, se identificará, e, vai amar o livro “A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS”.

Vou ser sincera que no início encontrei certa dificuldade de compreensão, voltei algumas páginas, na minha persistência, e não me arrependi.

Trata-se de uma história emocionante, onde o real brinca com o imaginário, resultando num surpreendente enredo narrado, nada mais nada menos, pela “morte”que se impressiona com a vida de uma garotinha e resolve dividi-la conosco.

Liesel é ainda uma menina, quando é levada pela mãe para ser adotada por um casal alemão, a caminho de sua nova casa, seu irmão morre no colo da mãe dentro de um trem, e assim é feito seu funeral. Um dos coveiros derruba sobre a neve um pequeno livro chamado “Manual do coveiro”. Lisel inicia aí sua lista de “furtos”.

Mesmo sem saber ler, tem um grande carinho pelo livro, pois é a única lembrança de seu irmão e sua mãe. Sua nova família também é pobre, mais ainda com algum trabalho para o sustento. A garota é recebida com muito amor. O pai passa a ser seu melhor amigo e a mãe apesar de estúpida, uma mulher de palavras duras, em decorrer da leitura, podemos concluir que amava sem saber demonstrar... Os três viviam felizes, a menina vai para a escola, ajuda a mãe com as roupas que lava para fora e assim cria-se um vínculo de carinho entre eles.

 Liesel tem certa dificuldade na escola e o pai começa a ajudá-la em casa, todas as noites eles lêem juntos...

A menina encontra um amigo, (que lá no final do livro a gente fica sabendo que ela se apaixona por ele), Rudy que vive pedindo um beijo à menina, (acho que ela sempre quis dá-lo, o que faltou foi coragem...). Quando ele morre, ela beija seus lábios empoeirados - dá até raiva, mas na verdade você chora.

Mudando um pouquinho de assunto, quando Liesel, ainda, entrega roupas para sua mãe - eu digo “ainda” porque vai chegar uma hora que as portas vão se fechar e não haverá emprego algum, acaba entregando na casa do prefeito da cidade, onde conhece uma linda biblioteca. Faz amizade com a esposa do prefeito que lhe doa um livro no dia que dispensa o serviço de sua mãe. Com a ajuda de Rudy, ela entra escondido nesta casa roubando outros livros.

Este era seu maior prazer, roubar livros.

Um dia seu pai lhe conta a história de seu acordeom, um instrumento que é sua maior paixão, o homem ganhara este instrumento em uma ocasião onde um amigo o ajudou e acabou morrendo em seu lugar, então ele prometeu a família que um dia pagaria esta dívida de algum modo.

Não passa muito tempo e essa dívida é cobrada. Um dia bate na porta um rapaz pedindo ajuda, e a família via-se obrigada a ajudá-lo. Agora que começa a emoção da história, o rapaz é judeu e a Alemanha está em guerra contra os Judeus, Max fica escondido no porão e cria uma amizade incondicional com Liesel, a pequena judia admira seu amigo e luta pela sua sobrevivência.

Enfim, sabe o que acontece? Melhor eu não contar se não perde a graça... rs

Leia o livro, porque eu resumi muito... Têm muitos detalhes para ler, sentir se emocionar.



Lilia Rodrigues

Um comentário:

LIFE - Amigas da Leitura disse...

Li...

Pelo jeito a história desse livro é bem legal.
Eu vi como você foi persistente nessa leitura.
Mas se você chegou até o final e ainda empolgada a escrever essa resenha, é porque realmente esse livro é bom.

Fica então essa dica de leitura.

E esperamos que venham brevemente outras resenhas.

beijão irmãzinha...
te amo

Nanda Berthoud